-
Arquitetos: Zozaya Arquitectos
- Área: 777 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na costa pacífica de Guerrero, pertencente à baía de Zihuatanejo, México, encontra-se esta "a casa no penhasco", uma edificação prostrada sobre falésias constantemente atingidas pela força do mar, localizada em um ambiente de vegetação endêmica que revela as estações do ano, as aves de várias espécies que nidificam nas encostas e um pequeno farol que avisa os pescadores e ilumina a imensa escuridão.
A casa tem como conceito a ideia de oferecer luz aos pescadores que navegam diariamente, desenvolvendo-se como um elemento que emerge das rochas, centrado na preservação do local, integrando-se ao contexto graças à materialidade local e às formas erguidas por meio de técnicas artesanais da arquitetura vernacular. O volume principal é assentado em dois elementos geométricos levemente rotacionados, direcionando as vistas para o Pacífico. Neste projeto, a topografia foi fator determinante na organização espacial. Adentra-se à casa diretamente pelo nível superior, onde não existe porta de acesso e sim uma grande cobertura de palha que abriga a área social totalmente exposta ao Pacífico e às falésias circundantes. Este espaço é composto por materiais regionais como pedra, madeira e folhas de palmeira. Construído por mão de obra local, sua forma permite o uso de luz natural e ventilação cruzada reduzindo o consumo de energia. Como arremate, uma piscina infinita é parcialmente anexada à estrutura principal, gerando uma conexão direta com o mar.
A escada para a área privativa é direcionada por muros de concreto sem cobertura, o que permite contemplar as copas das árvores, sentindo o exterior mesmo estando protegido. Ao final, a escada se abre para o hall do térreo com a piscina contida por paredes de concreto que emolduram a continuidade infinita com o mar. O hall liga os quatro quartos, cada um com terraços privados que conectam o interior ao exterior, gerando espaços de contemplação da incrível paisagem.